BALANÇO ENERGÉTICO: UMA FÓRMULA PARA EMAGRECER

Quem não gostaria de perder uns "quilinhos"? Quase todos nós estamos sempre em busca de perder peso ou mantê-lo. Mas para isso...

Quem não gostaria de perder uns “quilinhos”? Quase todos nós estamos sempre em busca de perder peso ou mantê-lo. Mas para isso além de praticar atividades físicas temos que controlar a alimentação, vamos entender melhor deste assunto.

Não é nenhuma dieta “maluca” como se vê por ai, é apenas uma explicação de como nosso corpo funciona, para entendermos como ficar de bem com essa maquina incrível que é o corpo humano. Corpo esse que precisa de energia para funcionar, mas que em excesso nos trás gordurinhas a mais que incomodam e até trazem risco para a saúde.

A energia nada mais é, que a temida “caloria”.  E balanço energético é o equilíbrio de calorias consumidas por comer e beber em comparação com as calorias gastas diariamente.

balanço1

O gasto calórico diário de um indivíduo depende de vários fatores, como metabolismo basal (digestão, respiração, funcionamento dos órgãos) fator térmico dos alimentos, atividades diárias como caminhar, subir escadas, sentar, levantar e exercícios físicos, variando de pessoa para pessoa, dependendo do metabolismo, genética, biótipo, tempo e intensidade do exercício. Sendo assim a fórmula é a seguinte:

• Energia consumida menor que a energia gasta = diminuir peso.
• Energia consumida igual à energia gasta = peso permanece o mesmo.
• Energia consumida maior que a energia gasta = peso aumenta.

balanço3

É por isso que as autoridades da área da saúde têm incentivado mais exercícios como parte de uma vida mais saudável. Porém para perder peso não adianta gastarmos energia com exercícios físicos exaustivos se não tivermos outros hábitos saudáveis, incluindo a alimentação balanceada.

FONTE: http://marcioschemes.blogspot.com.br/2012/11/balanco-energetico-o-segredo-para-o.html


← Notícias